Sexta-feira, 22 de março de 2019 09h32
Home
Mapa do Site
Contato

e-social

O que é o e-Social?

O e-Social trata-se de um projeto do Governo Federal que tem como objetivos principais unificar, integrar e padronizar as informações sobre os empregadores e seus empregados ou contratados.

Previsto para 2015, o e-Social obrigará as empresas a enviar dados de eventos diferentes, dentre os quais 9 (nove) eventos fazem referências a Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho dos trabalhadores.
O projeto deverá abranger todos aqueles que contratam funcionários e serviços e exigirá o envio de todos os eventos sociais como a contratação de empregados, alterações posteriores de cargos, saídas de férias, atestado de saúde ocupacional, rescisões de contrato, condições diferenciadas de trabalho (informações de riscos e agentes), ações trabalhistas, dissídios, controle de afastamentos, estabilidade, CAT e PPP, além da contratação de prestadores de serviços (pessoas físicas e jurídicas), envolvendo esforços de diversos departamentos das empresas.

Nossa solução

O objetivo final da Integral Saúde é de trabalhar em integração com o e-Social, gerando os arquivos necessários e exportando as informações para serem enviadas ao Ambiente Nacional do Governo. Foi por isso que foi desenvolvido o Módulo Cliente e-Social, que está adaptado e que tem por finalidade gerar os eventos do e-Social relacionados a área de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho.

Quais os eventos serão gerados pelo Módulo Cliente?

Eventos previstos para serem gerados pelo Módulo Cliente, conforme Manual de Orientação do e-Social:
S-2260 – Comunicação de Acidente de Trabalho
S-2280 – Informações de Saúde Ocupacional do Trabalhador – ASO
S-2320 – Afastamento Temporário
S-2325 – Alteração de Motivo de Afastamento
S-2330 – Término de Afastamento Temporário
S-2340 – Estabilidade – Início
S-2345 – Estabilidade – Término
S-2360 – Condição Diferenciada de Trabalho – Início
S-2365 – Condição Diferenciada de Trabalho – Término

Exemplos:

a. Na realização de um Exame Ocupacional (Admissional, Periódico, Mudança de Função, Retorno ao Trabalho e/ou Demissional), nossa ferramenta irá gerar e deixará disponível para download o evento S-2280 – Informações de Saúde Ocupacional do Trabalhador, por trabalhador.

b. Em caso de registro de um CAT será gerado e disponibilizado para download o evento S-2260 – CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho, por trabalhador, e assim por diante.

Como será a geração?

O Módulo Cliente e-Social, permitirá o acesso de profissionais de RH – Recursos Humanos e SESMT – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, que além de poderem alimentar informações complementares, poderão fazer, sempre que necessário, e especificamente o RH, a geração e download dos eventos para posterior transmissão das informações ao e-Social.

Como será a disponibilidade?

O Sistema estará disponível via internet, com usuário e senha pré cadastrado.

Quais os outros recursos estarão disponíveis?

Além da possibilidade de geração e download dos eventos do e-Social, o Módulo Cliente e-Social, possibilitará também que você cliente tenha acesso aos seguintes recursos:

• Cadastro de funcionários
• Agendamento de consultas
• Registro de absenteísmo
• Histórico de atendimento/ASO
• Registro de CAT
• Convocação de exames
• PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
• PPRA
• PCMSO
• LTCAT
• Relatório anual
• Lembrete de vencimento das ações e metas do PPRA
• Relatórios e listagens operacionais, além de outros.
O e-Social é enxergado como uma Nova Prestação de Serviço, Fazer essa parte do e-Social relacionado a Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, é encarado como um diferencial oferecido pela A&L ASSESSORIA LTDA , pois as informações serão passadas de forma simultânea e online.

Fazer o e-Social demandará de mão-de-obra adicional á A&L ASSESSORIA LTDA, além de novas responsabilidades, cumprimento de prazos obrigatórios (sujeito a multa), investimentos com tecnologia, mudanças nos projetos internos e outros.